0
13/01/2021

Faça os seus sapatos durarem

Quando escolhemos uma roupa damos aquela olhadinha na composição, conferimos se o tecido é mais fresco, fácil de passar e, na hora de lavarmos, separamos as peças coloridas, brancas e escuras. Mas e os sapatos? Normalmente são deixados de lado, afinal, apenas colocamos nos pés e saímos por aí pisando nos lugares mais sujos possíveis. Erro nosso, viu? Eles também merecem uma atenção especial. 

Cuidar bem dos nossos sapatos vai além da higiene e do bem estar dos pés, já que a conservação dos calçados nos gera menos custo na hora de comprar novos, além de diminuir o impacto na natureza com a geração de lixo e garantir que usemos muito mais vezes aquele par que amamos. Ou seja, só coisa boa!

Então, vamos a algumas dicas que podem facilitar a vida:

ANTES DE USAR

  • Verifique o material usado na composição daquele produto. Matérias primas naturais, como o couro, por exemplo, deixam os pés mais arejados e exigem maiores cuidados para conservação, como a hidratação, enquanto materiais sintéticos tendem a ser mais abafados e requerem uma limpeza mais simples.
  • Depois de analisar os materiais, pense nos seus pés. Afinal, cada pé é único e só você pode saber melhor o que vai te calçar confortavelmente e atender às suas necessidades.
  • Além disso, é importante pensar em que situação você usará aquele sapato. Para andar muito no dia a dia? Para uma viagem com clima mais frio? Ou apenas para ocasiões formais esporádicas? Isso tudo interfere diretamente na sua escolha.

NA HORA DE CALÇAR

  • Antes de tudo, seus pés precisam de cuidados especiais. Nunca coloque sapatos com os pés molhados ou úmidos, isso cria um ambiente super propício para a proliferação de fungos e bactérias, além de prejudicar a conservação do sapato.
  • Uma boa dica é incluir na rotina o uso de produtos específicos para os pés, como desodorantes ou talcos antissépticos que mantêm os pés limpos e previnem odores e micoses.
  • Evite usar o mesmo par de sapatos mais de um dia seguido. O ideal é alternar para que eles tenham tempo de arejar e que seus pés não sejam impactados pelos mesmos pontos de apoio repetidamente.

TIROU E JÁ GUARDOU? NUNCA!

  • Jamais guarde os sapatos assim que chegar em casa, eles precisam de tempo para arejar e de uma boa limpeza antes de irem para qualquer sapateira ou armário. Para facilitar a vida deixe seus sapatos tomando um ar em algum local na sombra durante a semana e no fim de semana separe um tempo para limpar e guardar tudo.
  • Na hora de limpar comece pela sola, passando uma escova para tirar todo o acúmulo de pedrinhas, poeira e terra em um lugar que a sujeira não se espalhe, como dentro do tanque, por exemplo. Em seguida use algum produto de sua preferência para limpar o que sobrou de resíduos. Nossa dica é uma misturinha simples e caseira: álcool + detergente neutro + água. Coloque em um borrifador e espalhe sobre a sola retirando com um pano de microfibra ou qualquer um que não solte pelos e fios. Ainda sobrou alguma sujeira? Use uma escova de dente antiga e concentre mais desse produto para finalizar a limpeza.

Atenção: Nunca coloque seu sapato embaixo d’água, isso pode danificar colas, costuras e até mesmo o material do calçado.

  • Para a parte externa use um pano umedecido com água, isso geralmente resolve e funciona bem com qualquer tipo de material. Sapatos de couro, especialmente, têm muitas restrições para o contato com produtos químicos e geralmente demandam mais uma etapa: hidratar! Não tem um produto específico para isso? Tudo bem, hidratante corporal pode ser usado tranquilamente com a ajuda de um paninho. Calçados de nobuck e veludo também requerem maior cuidado e, geralmente, encontramos facilmente escovas mais macias que alinham os fios e deixam eles como se fossem novos.
  • No interior dos sapatos você pode utilizar a mesma misturinha que sugerimos para a sola e depois secar bem. Tem cadarços? Não se esqueça que eles também devem ser limpos. Encha um recipiente com água quente e um pouco de sabão e deixe eles de molho por cerca de 10 minutos, depois enxague bem com água fria. Deixe secando e pronto!
  • Depois desse ciclo de limpeza, deixe os sapatos arejarem mais um pouquinho na sombra e aí, finalmente, é hora de guardar. Para evitar o acúmulo de pó, mantenha seus pares dentro daqueles saquinhos de tnt ou use algo para protegê-los. Toucas descartáveis, que geralmente são usadas por profissionais da saúde, são ótimas para embalar seus sapatos também, seja para deixar em casa ou levar na mala de viagem.

DÊ UMA GERAL DE TEMPOS EM TEMPOS

  • Sabe aquele amassadinho, uma parte que tá descascando, um lugarzinho que saiu a cor? De vez em quando é bom usar um produto específico para revitalizar os sapatos, como graxas e pastas transparentes ou cor, ou levar no sapateiro do seu bairro pra dar aquela consertada.
  • E aquele sapato que você ama, mas nunca usa porque te machuca em algum ponto dos pés? Se for de couro, uma boa dica é colocar uma meia grossa ou várias meias juntas e calçar o sapato, depois ligue o secador de cabelos e aqueça a área que te incomoda durante uns 30 segundos, mantendo uma distância de cerca de 10 cm, para evitar manchas. Desligue o secador e ande pela casa até o sapato esfriar por completo.

Agora que você já sabe cuidar bem dos seus sapatos, aproveita para dar uma olhadinha na nossa nova coleção e escolher o próximo calçado que vai durar muito tempo.

Ah, não esqueça de nos seguir no Instagram (@josefinarosacor) para ver todas as novidades em primeira mão!