0
13/01/2021

Liberte suas cores

Unimos nosso amor em fazer acessórios ao conhecimento da Ana Soares sobre análise cromática, para fazer uma coleção especial e cheia de cores. A ideia é oferecer a todas a oportunidade de experimentar ser a melhor versão de si mesma.

Ana Soares é formada em design gráfico, com pós graduação em marketing, além disso, é consultora de imagem e estilo e criadora do blog Moda Pé no Chão. Atualmente Ana promove o workshop "Conheça suas cores" que tem como objetivo incentivar outras mulheres a ficarem mais felizes com seus guarda-roupas e, se quiserem, se tornarem mais coloridas. No workshop, as participantes têm a oportunidade de descobrir as cores que mais as favorecem e aprender a usar a cartela de cores a seu favor, com o tom e subtom de pele específicos.

Ficou curiosa sobre o assunto? Então acompanhe o nosso bate papo com a Ana:

J: Você propõe a análise cromática com um grupo de pessoas. Mesmo assim é possível individualizar o processo?
A: Sim! Confesso que o workshop é um projeto ousado, afinal fazer a análise em grupos de 12 pessoas é um desafio. Mas essa reunião acaba sendo ainda mais rica do que o atendimento individual. É um encontro de mulheres que possuem o mesmo objetivo, que acabam se apoiando e elogiando genuinamente umas às outras. Tenho muito orgulho desse trabalho e em levar um conhecimento que ainda é visto como algo não muito acessível e restrito.

J: Como surgiu a ideia de criar o workshop?
A: Sempre gostei de ensinar, de dar aula, e, como sou designer gráfico de formação, a cor sempre permeou minha vida. Por isso, resolvi juntar tudo o que eu gosto e criei o workshop. Depois de estudar e conhecer minha cartela de cores percebi que conseguia fazer minhas peças de roupas e acessórios terem uma maior harmonia, ficando mais fácil de combinar e perdendo menos tempo para montar meus looks. Então pensei "por que não levar esse conhecimento para mais mulheres?".

J: Quem procura o workshop busca mais segurança ao se vestir?
A: 90% das pessoas procuram por insegurança, mas, na verdade, são mulheres corajosas, valorosas e que saem ainda mais confiantes. Não é apenas um bate-papo sobre teoria das cores, é um momento propício para descobrir a sua essência, se descortinar e se perguntar “se essa cartela inteira de cores sou eu, por que me limito e não aproveito todo esse arco-íris que eu tenho à minha disposição?”.

J: Todas as pessoas podem ficar bem em qualquer cor?
A: Cada um tem cores que favorecem mais seu tom de pele, outras que nos deixam com uma aparência mais cansada e algumas que até evidenciam manchinhas e olheiras. Mas é importante lembrar que quando falamos de amarelo, temos uma infinidade de tons de amarelo, por exemplo. Cada cartela mostra seu tom de amarelo, o seu melhor verde, o melhor vermelho, ela não te limita, apenas entrega uma ferramenta para que você possa estar em sua melhor versão sempre.

J: E como essa análise é feita?
A: O estudo cromático surgiu no século XVIII e depois foi aperfeiçoado na década de 1970, pela consultora de estilo Suzanne Caygill. A partir das quatro estações do ano foi desenvolvido o método de análise cromática sazonal. Eu utilizo o método de análise cromática sazonal expandida, que usa três cartelas de cores diferentes para cada estação, considerando características como profundidade, opacidade e intensidade do conjunto da pessoa. Assim eu faço a análise do subtom de pele, que está ligado à epiderme, um conjunto formado pela hemoglobina, o caroteno e a melanina, ou seja, ele já nasce com a gente e não se altera. Dessa forma temos três tons de pele (claro, médio e escuro) e três subtons para cada um desses tons (quente, frio e neutro).

J: Mesmo depois de conhecer suas cores, alguém fala para você que ainda sente medo de ousar. Qual é a sua dica para facilitar esse processo?
A: A melhor dica é: invista em acessórios! Um brinco, uma pulseira ou um colar podem trazer o ponto de cor que falta no look e assim fica mais fácil de começar a se jogar no mundo das cores.

J: Como escolher as cores dos acessórios de acordo com a cartela de cada um?
A: Entendendo a sua cartela você consegue não só escolher melhor as cores dos materiais, mas os tipos de metais que mais te favorecem. Isso fica ainda mais fácil agora com a nossa colaboração, que já apresenta os produtos separados por cartela.

Já sabe a sua cartela de cores e quer garantir os produtos pensados especialmente para ressaltar seus melhores atributos? Clica aqui!

Ainda não sabe qual a sua cartela e ficou com vontade de fazer a análise? Corre pro site da Ana e veja a próxima data do workshop.