0
13/01/2021

Mulheres no comando

A relação da mulher com o mercado de trabalho sempre foi motivo de inúmeros questionamentos. A inclusão de mulheres era vista, na visão de muitos homens, como desnecessária, a mulher não precisava e não deveria ganhar o seu próprio dinheiro. Pensamento bem errado, né?

Embora a inclusão tenha ocorrido por volta de um século, ainda há necessidade da discussão, não apenas sobre a integração, mas também sobre as condições em que as mulheres são inseridas: menores ofertas de trabalho sob a justificativa de futura gravidez, falta de equiparação salarial com os homens, baixos números de mulheres em cargos de liderança e  falta de vagas em creches públicas para que as mães também possam trabalhar.

Em meio às dificuldades e empecilhos do mercado formal as mulheres têm mostrado força e talento para desenvolver seus negócios e também para empoderar outras mulheres. Atualmente dados apontam 24 milhões de empreendedoras no Brasil, que escolheram seguir suas carreiras profissionais por si, pelos seus talentos e sonhos e não mais apenas por necessidade. (Fonte: Entrepreneurship Monitor) 

Para representar todas essas mulheres incríveis, que fazem acontecer, listamos aqui quatro empreendedoras cariocas que você precisa conhecer e se inspirar:

Maia Boitrago

Da zona norte para o mundo, a trancista chegou mudando o visual das celebridades, tendo como uma de suas primeiras clientes a cantora Iza. Sim, as tranças de “Pesadão”, entre outros hits da cantora, foram feitas pelas mãos de Maia. Os penteados de Taís Araújo no programa Superstar também foram feitos pela cabeleireira, que conquistou o seu espaço no Projac. “Coloco a minha personalidade no que faço, cada trança leva a minha assinatura” afirmou Maia para a Vogue Globo.

Cheia de talento, Maia é uma grande inspiração para as mulheres de todo Brasil. No Instagram (@maiaboitrago) você pode acompanhar os trabalhos incrível da trancista.

Julia Hirszman

Publicitária, bem humorada, fashionista, empreendedora e mãe. Após anos trabalhando em marcas de moda, eventos e agências, Julia abraçou o empreendedorismo e criou a sua própria empresa: Ruiva Branding. Como o próprio nome diz, a ruiva presta consultoria de branding, criando conexões no mercado carioca, sempre com soluções inovadoras e muita criatividade. Julia é um exemplo para o mercado publicitário, que ainda sofre com a defasagem de profissionais mulheres no setor de criação. É uma inspiração para as mulheres do mesmo ramo.

Maria Fernanda Mamede

Empreendedora e solucionadora da vida de mulheres, Maria Fernanda é CEO da That Girl, marca de produtos com truques rápidos para trazer conforto e segurança às roupas, sempre com uma vibe divertida e inovadora. “Humilde? Não! Já nasci brilhando no universo há anos luz daqui!” afirmou a empresária em suas redes sociais, exalando bom humor e autoestima. Maria é prova viva de que fazer o que acreditamos e amamos, de uma maneira única, pode ser a chave para um empreendimento de sucesso.

Ana Soares

Determinada em repensar e desconstruir padrões de moda a carioca Ana Soares mantém o blog 'Moda pé no chão' que levanta debates sobre moda inclusiva e sustentável, compartilhando sua visão e muitas dicas importantes sobre esse universo. Depois de 15 anos atuando no mercado de trabalho formal, a consultora de estilo decidiu se entregar totalmente ao mundo da moda, escolhendo também o caminho do empreendedorismo. Hoje, além do curso de análise cromática em que ajuda mulheres a descobrirem seus estilos e tirarem o melhor proveito dele, Ana divide seus conhecimentos ajudando a empoderar mais e mais mulheres com o 'Curso de Formação para Desenvolvimento de Estilo Pessoal', que já teve mais de 1000 participantes, dentro e fora do Brasil. Além de estar contribuindo muito para o desenvolvimento do futuro da moda, Ana é uma grande inspiração como mulher empreendedora no país.

Esses foram alguns exemplos de mulheres empreendedoras no Brasil que nos inspiram. Se esse era o “empurrãozinho” que você precisava para começar o seu negócio, então temos mais um:

Lista de algumas instituições com cursos profissionalizantes gratuitos e pagos para você dar esse passo tão importante. Feliz mês das mulheres!

Casa Firjan
Localizada em Botafogo - RJ, a Casa Firjan oferece variados cursos e workshops, em sua maioria voltados para comunicação e varejo.

SENAC
Com diversas unidades pelo RJ o Senac Rio disponibiliza cursos profissionalizantes de diversas áreas de aprendizado, com curtas e longas durações.

IED
Os cursos são divididos entre: formação, aperfeiçoamento ou atualização profissional e são focados em comunicação, design e moda.