Como cuidar das suas bijoux (PARTE I)

Com a rotina corrida do dia a dia tem muitas tarefas que não conseguimos realizar e que acabam ficando de lado. O período de isolamento está nos dando tempo para olharmos com mais cuidado para o que estamos deixando para trás no acelerado ritmo das nossas vidas.

Fonte: Acervo Josefina Rosacor

Entre essas tarefas estão organizar nossos armários, limpar pincéis de maquiagem, cuidar de nossos sapatos e bolsas, limpar nossas bijoux, enfim...Olharmos com mais cuidado para nós e para o que gostamos e manter nossos itens organizados.

Tirar um tempo para fazer uma organização nem que seja em uma pequena parte do seu armário ou uma gaveta pode trazer um momento de conforto em meio ao caos do mundo lá fora. Por isso vamos compartilhar algumas dicas que achamos essenciais para quem quer conservar suas bijoux por mais tempo.

As bijoux são mais frágeis que as joias. Sua reação com o suor, água salgada ou mesmo a forma como guardamos esses acessórios pode causar danos às peças.

Nossa primeira dica é guarda-las em local seco e de preferência separadas umas das outras de modo que não fiquem expostas nem ao sol, nem ao tempo. O ideal é ter uma embalagem ou um local vedado para guardar seus acessórios. Assim também não corre o risco de uma peça esbarrar na outra e acabar danificando também.

Se a sua bijoux escureceu ou amarelou você pode fazer a limpeza com um pano próprio para limpar prata. Ele limpa e clareia o banho dessas peças também e é uma manutenção super fácil de fazer. Mas fique atenta, muitas vezes os acessórios escurecem pela reação com a sua pele e suor e essa reação é diferente para cada pessoa não tem só a ver com a qualidade da peça.

O banho das bijuterias é mais sensível que os de acessórios folheados ou joias porque a peça fica menos tempo mergulhada no metal do banho, por isso ela pode mudar de cor ou ficar danificada se entrar em contato com água, água salgada e/ou suor, isso porque o metal do banho da peça pode reagir quimicamente com a água.

Fonte: Acervo Josefina Rosacor

Essa é uma dica para quando você voltar a sua rotina quando tudo se normalizar: evite contato com cosméticos! Após passar perfume, creme e/ou maquiagem, espere que esses produtos sequem totalmente antes de colocar seus acessórios. O álcool presente em alguns deles pode prejudicar suas peças.

Dito tudo isso é importante perceber que qualquer acessório precisa de cuidado ao ser manuseado. O atrito pode arranhar as peças, quebrar ou descolar pedrarias. Evite também quedas e batidas para conserva-las como novas por mais tempo!

Gostou das dicas? São passos básicos para fazer suas bijoux durarem por muito mais tempo. Se depois de arrumar suas bijoux você ficar super animada para fazer manutenção em outras peças do seu guarda-roupas aqui também temos dicas de como cuidar melhor dos seus calçados!

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.