Como cuidar das suas bijoux (Parte II)

Na primeira parte demos dicas de cuidados essenciais e organização das suas peças para o  prolongamento do uso no dia a dia. Nesta segunda parte iremos dar mais algumas dicas úteis e falar um pouquinho sobre como executar pequenos reparos em casa nas suas peças.

Fonte: Acervo Josefina Rosacor

Já arrumou seu porta-bijoux?

Você pode usar saquinhos plásticos como os que vêm nas nossas embalagens das lojas como já falamos aqui antes, ou materiais como feltro ou algodão para manter suas peças separadas e sem atrito. De tempos em tempos é importante verificar a condição das bijoux que estão guardadas.

Uma dica importante é não colocar sachês de cheiro ou sabonetes dentro de onde você guarda as suas peças, pois esses materiais podem trazer umidade e danificar as bijoux ou mesmo atrair traças. Um truque caseiro para a umidade caso você tenha que lidar com ela é usar um pedaço de giz branco dentro do seu porta joias ou onde você guarda suas peças, o giz irá absorver a umidade.  

Se você usa seus acessórios por muito tempo, saiba que o ideal é retirá-los antes de dormir e deixá-los arejando por um tempo para que durem mais e não corram o risco de escurecer com rapidez.

Fonte: Acervo Josefina Rosacor

Você sabia que deixar as suas peças expostas diretamente sob luzes de lâmpadas ou no sol pode danificar e alterar a cor delas? Com exceção das peças feitas de couro ou sementes, que ao molharem precisam de um pouquinho de sol para poderem secar, os outros materiais podem sofrer alterações se expostos por muito tempo. Se as suas peças mudaram de cor ficando mais desbotadas ou escurecidas por essas luzes você pode usar um paninho específico para limpar prata para ajudar no processo, mas nem todas as bijoux ao serem limpas com esse material recuperam sua cor original e isso se dá devido à qualidade do banho metálico da peça.

Para reparar pedrarias a melhor cola é a “cola base para bijuterias” própria para esse tipo de reparo. Ela tem um preço bem acessível e cola strass, pedrarias, vidrilhos e metais. Por que é importante usar uma cola específica para o reparo de pedrarias? Algumas colas retiram o brilho de algumas pedras, por isso é necessário um cuidado a mais. Para que as pedras não soltem com tanta facilidade das suas peças, um truque caseiro é usar esmalte incolor por cima das pedras, apenas uma camada fina já é o suficiente, mas esse truque não é recomendado para pedras como zircônia.

Fonte: Acervo Josefina Rosacor

Super colas e outras colas instantâneas também podem ser usadas para concertos menores ou colagem de pedras soltas na sua bijoux além de colarem materiais como resinas, mas é necessário um cuidado redobrado na hora de utilizá-las, pois são corrosivas ao contato com a pele.

Algum elo da sua bijoux soltou ou abriu? Esse tipo de concerto é mais fácil de resolver se você tem um alicate próprio para artesanato em casa. Eles geralmente têm as pontas finas e roliças e ajustam os elos facilmente. Se o fecho de alguma peça foi danificado, você pode utilizar esse mesmo alicate para colocar um novo fecho na sua peça, é muito complexo consertar um fecho, por isso o ideal é substituir o quebrado por um novo.

Fonte: Acervo Josefina Rosacor

Vários reparos menores podem ser feitos com o uso de um alicate como desentortar a parte de trás dos seus brincos ou alguma outra parte da sua bijoux, mas tenha cuidado para não quebrar as soldas nesse processo. Quando a solda é quebrada, não há chance de concerto da peça de modo caseiro.

Se você ainda não conferiu todas as dicas que nós já demos por aqui sobre como cuidar das suas peças para que elas durem muito mais clica aqui.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.