Cuidar de você e do planeta

Quando começamos a pensar sobre sustentabilidade o caminho mais natural é criar consciência de problemas da sociedade e querer mudar. Fazer mudanças em casa, na sua dieta... Como as nossas ações individuais e pequenas ações podem mudar todo um sistema? Vamos falar um pouco sobre acreditar que você pode fazer a diferença.

A cada dia buscamos mais formas para substituir itens poluentes, como canudos e absorventes. E então? Como manter uma rotina de cuidados e também cuidar do meio ambiente?

São pequenas atitudes e mudanças como usar discos de crochê invés de algodão, reaproveitar embalagens, fazer seu próprio produto de limpeza ou ter seu próprio copo para reduzir a produção de lixo que podem transformar não só a nossa vida, mas inspirar outras pessoas a viver da mesma forma. Quando a gente reduz a discussão sobre sustentabilidade e o impacto que causamos por números a gente esquece da humanidade ao redor de tudo que fazemos.

Fonte: Unsplash

Todo o esforço que você fizer para mudar em relação a ser mais sustentável e diminuir o seu impacto no meio ambiente é criar consciência e transformá-la em prática no dia a dia e é aí que reside a maior importância da ação individual. Esses atos que podem parecer pequenos diante de todo um sistema são gigantes, pois são passos em direção a uma vida mais livre e mais saudável.

Pensar ativamente em soluções para viver uma vida melhor faz a diferença não só pra gente, mas para todos que estão próximos. Por isso viemos falar de um pequeno hábito que para nós foi o pontapé inicial para buscar mais sustentabilidade nas nossas rotinas.

Os discos de crochê são uma ótima alternativa para substituir os de algodão, que são quimicamente tratados, modificados e altamente poluentes devido ao seu uso descartável. 

Fonte: Unsplash

O algodão é a fibra natural mais usada pela a indústria têxtil no mundo. Esse material por muitas vezes é visto como natural, mas o impacto ambiental que ele produz é enorme. Dados mostram que 20 mil pessoas morrem por ano por causa de envenenamento acidental por pesticidas utilizados no cultivo de algodão convencional e 75% do algodão convencional é geneticamente modificado. (Fonte: Green Minds)

Tudo que podemos reaproveitar ou reutilizar faz a diferença quando pensamos em sustentabilidade. Problematizar também é importante, pois analisando o ciclo de vida e produção de determinados produtos podemos chegar a uma solução ainda mais sustentável do que a que tínhamos antes. Por isso, o uso dos discos de crochê ajuda o meio ambiente e eles já estão mais fáceis de encontrar por aí. Ainda se você curtir trabalhos manuais você mesma pode fazer os seus. E se puder buscar pelos discos feitos de algodão 100% orgânico, melhor ainda! Assim além de produzir menos lixo você não estará contribuindo com o mercado de produtos transgênicos.

Não sabe como identificar se o produto é geneticamente modificado? No Brasil é obrigatória a identificação caso o produto tenha mais de 1% de ingredientes transgênicos no rótulo. Observe se tem o símbolo de transgênico na embalagem, representado por um triângulo com um T dentro; a frase ‘’produto produzido a partir de algodão transgênico’’ ou ‘’contém algodão transgênico’’; o nome da doadora do gene junto à identificação dos ingredientes ou a sigla OGM (Organismo Geneticamente Modificado).

A semente do algodão está no top cinco de produtos transgênicos mais produzidos do mundo ao lado da soja, do milho e da canola. (Fonte:IDT)

Plantar algodão geneticamente modificado tem um grande agravante, pois precisa de muita irrigação e, com isso, o sucesso da colheita fica à deriva da água das chuvas, já que um sistema de irrigação próprio e eficaz é extremamente caro e muitas vezes inviável. Todos esses fatores acabam justificando dados tristes como esse: segundo o documentário The True Cost, em tradução livre: O Verdadeiro Preço, a cada 30 minutos um fazendeiro comete suicídio, o que equivale à causa de um em cada três suicídios no mundo. O cenário é realmente preocupante, mas são as pequenas atitudes no dia a dia que podem fazer total diferença no nosso futuro.

Fonte: Pinterest

Os discos de crochês são uma boa alternativa para começar a mudar os hábitos, pois são baratos e já reduzem um impacto enorme. Macios eles podem ser usados com tônico, demaquilantes, máscaras, esfoliantes, etc  e podem ser reutilizados muitas e muitas vezes.  

No final das contas a ação individual, mesmo que só nesses pequenos atos, serve para que a gente ponha em prática no nosso dia a dia essa versão de mundo que a gente quer viver. Não serve para colocar no indivíduo a carga de resolver todos os problemas da sociedade, mas são um começo para repensar hábitos, descobrir novas alternativas para uma vida mais sustentável e começar mesmo que com pequenos gestos a cuidar mais de si e do mundo que a gente vive.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.