Empreendorismo feminino

A relação da mulher com o mercado de trabalho sempre foi motivo de inúmeros questionamentos desde sua inclusão por ser vista como desnecessária uma vez que na visão dos homens da época, a mulher não só não precisava como também não deveria ganhar dinheiro.
Embora a inclusão tenha ocorrido por volta de um século, ainda há necessidade da discussão não apenas sobre a integração, mas também sobre as condições em que as mulheres são inseridas: menores ofertas de trabalho sob a justificativa de futura gravidez, falta de equiparação salarial com os homens, baixos números de mulheres em cargos de liderança e também a falta de vagas em creches públicas para que as mães também possam trabalhar.
Em meio às dificuldades e empecilhos do mercado formal a mulheres têm mostrado a força e talento para desenvolver seus negócios e também para empoderar outras mulheres. Atualmente os dados apontam 24 milhões de empreendedoras no Brasil (fonte: Entrepreneurship Monitor) que escolheram seguir suas carreiras profissionais por si, pelos seus talentos e sonhos e não mais apenas por necessidade. Para representar todas essa mulheres incríveis que estão fazendo acontecer, listamos aqui quatro empreendedoras cariocas que você precisa conhecer e se inspirar:

Maia Boitrago
Da zona norte para o mundo, a trancista chegou mudando o visual das celebridades. Uma de suas primeiras clientes foi ninguém menos que a cantora Iza! Sim, as tranças de “Pesadão” (entre outros hits) foram feitas pelas mãos de Maia. Todos os penteados de Taís Araújo do programa Superstar também foram feitos pela cabelereira, que conquistou seu espaço no Projac. “Coloco minha personalidade no que faço, cada trança leva a minha assinatura” afirmou Maia para Vogue Globo. Cheia de talento, Maia é uma grande inspiração para as mulheres de todo Brasil. Dá uma olhada nesse trabalho lindo!


Julia Hirszman
Publicitária, bem humorada, fashionista, empreendedora e mãe! Após anos trabalhando em marcas de moda, eventos e agências, Julia abraçou o empreendedorismo criando sua própria empresa: a Ruiva Branding. Como o próprio nome diz, a ruiva presta consultoria de branding criando conexões no mercado carioca, sempre com soluções inovadoras e muita criatividade. Julia é um exemplo para o mercado publicitário que ainda sofre com a defasagem de profissionais mulheres no setor de criação e uma inspiração para as mulheres do mesmo ramo.


Maria Fernanda Mamede
Empreendedora e solucionadora da vida das mulheres, Maria Fernanda é a CEO da That Girl, uma marca de produtos com truques rápidos para trazer conforto e segurança às roupas, sempre com uma vibe divertida e inovadora. “Humilde? Não! Já nasci brilhando no universo há anos luz daqui!” Afirma a empresária em seu Instagram pessoal, exalando bom humor e autoestima. Ela é a prova viva de que fazer o que a gente acredita e ama de uma maneira única pode ser a chave para um empreendimento de sucesso.

Ana Soares

Determinada em repensar e desconstruir padrões de moda a carioca Ana Soares mantém o blog “Moda pé no chão” que levanta debates sobre moda inclusiva e sustentável, compartilhando além de sua visão muitas dicas importantes sobre o mundo da moda. Após estar no mercado de trabalho formal por 15 anos, a consultora de estilo decidiu se entregar totalmente ao mundo da moda, escolhendo também o caminho do empreendedorismo. Hoje além do curso de análise cromática em que ajuda as mulheres a descobrir seus estilos e tirar o melhor proveito dele, Ana divide seus conhecimentos ajudando a empoderar mais e mais mulheres com seu curso de formação para desenvolvimento de estilo pessoal , que já passou por mais de mil participantes dentro e fora do Brasil. Além de estar contribuindo muito para o desenvolvimento do futuro da moda ela é uma grande inspiração como mulher empreendedora no Brasil.

Esses foram alguns exemplos de milhões de mulheres empreendedoras do Brasil que nos inspiram. E se esse era o “empurrãozinho” que você precisava para começar o seu negócio nós deixamos mais um! Segue abaixo algumas instituições com cursos profissionalizantes gratuitos e pagos para você dar esse passo tão importante. Feliz mês das mulheres!

Casa Firjan
Localizada em Botafogo - RJ, a Casa Firjan oferece variados cursos e workshops, em sua maioria voltado para comunicação e varejo.

SENAC
Com diversas unidades pelo Rio de Janeiro, o Senac rio disponibiliza cursos profissionalizantes de diversas áreas de aprendizado, com curtas e longas durações.

IED
Os cursos são divididos entre : formação, aperfeiçoamento ou atualização profissional e são focados em comunicação, design e moda.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.