Menos é mais

Um clássico do nosso guarda-roupa e um símbolo de rebeldia, viemos falar sobre a jaqueta de couro.

O couro foi um dos materiais mais antigos do mundo a serem utilizados para vestimenta. O motivo era simples: a pele do animal protegia contra o frio e era maleável. Com o passar do tempo, o material foi aparecendo em acessórios como sapatos e luvas, entrando aos poucos para a história da moda.

O primeiro modelo de jaqueta, com silhueta Bomber, surgiu no início do século XX como uniforme de aviação militar. Na época da Primeira Guerra Mundial, Irving Schott decidiu adaptar a peça para os motociclistas, dando o nome de Perfecto, em homenagem a seu cigarro favorito e em 1928, ele vende esse modelo para a Harley Davidson.

Fonte: Google Images

Algumas décadas depois, no período do pós-Guerra, a jaqueta era um símbolo de heroísmo e representava uma quebra no padrão dos ternos feitos sob medida. Assim, os homens que a usavam eram identificados como os “bad boys”. Foi quando em 1953, Marlon Brando usou a jaqueta no filme “O Selvagem” e mais tarde James Dean no filme “Juventude Transviada”, que a peça se popularizou e virou objeto de desejo. A partir disso, fez parte do figurino de diversos artistas do cinema nos anos 1950 até 1960 e chegou ao guarda-roupa das personalidades do rock e do punk.

Só em 1980, mulheres como Madonna e Joan Jett também começaram a usa a peça, até então restrita aos homens. Duas décadas depois Nicolas Ghesquière foi um dos primeiros estilistas a desenhar seu modelo próprio para a Balenciaga.

Fonte: Google Images

Hoje a jaqueta de couro é um clássico moderno que é reinventado a cada temporada. É uma das peças mais curingas para se ter no armário, atemporal, cool e super urbana ela é a sobreposição perfeita para todos os estilos.

Com um boom dos estilos esportivos e mais básicos, o tal do menos é mais, a jaqueta de coiro hoje é um clássico do universo urbano, queridinha no street style por sua versatilidade e imponência despretensiosa. Um jeans, uma blusa branca, um tênis e uma jaqueta de couro e você tem um visual super atual com aquela vibe easy-going que a gente ama!

Fonte: Pinterest

Fora o básico do básico que sempre funciona, confira abaixo algumas inspirações para os seus visuais.

Fonte: Pinterest / Unsplash

Quer combinar sua jaqueta com uma peça xadrez? Vem conferir nosso post sobre essa estampa que veio da realeza para o nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.