Sítio Burle Marx

Sítio Burle Marx

O Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx está situado na Barra de Guaratiba, bairro da zona oeste do Rio. Com 40,7 hectares, remanescente de uma fazenda do século 18. Deveria fazer parte dos roteiros mais banais de quem visita a cidade. Com um paisagismo de fazer os olhos brilharem, o sítio que já pertenceu ao artista de mesmo nome, abriga um acervo botânico que inclui cerca de 3.500 espécies cultivadas, tudo idealizado por ele em 1949 e preservado até hoje com um conceito de modernidade do jardim tropical, uma verdadeira manifestação artística.

Além de obras produzidas por Burle Marx, estão preservados no sítio: a biblioteca, a residência contendo o mobiliário e objetos pessoais e suas coleções de arte sacra, cerâmica pré-colombiana, conchas, objetos de design e arte popular. O espaço inclui, além de uma extraordinária coleção de plantas, sete edificações, cinco espelhos d’água e um acervo museológico de mais de mais de 3.000 itens, bem como o maior e mais importante registro de memória da vida e obra do artista.

Em 2003 seus valores histórico, estético e paisagístico foram protegidos por meio do tombamento federal. Se você gostou da dica e quer visitar o local, basta agendar uma visita! Você encontra o contato aqui.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.